O objetivo desta seção é orientá-lo sobre a administração das tarefas de integração disponíveis no módulo Administração.
Vários serviços externos podem ser integrados e sincronizados com o sistema, o que expande as funcionalidades da aplicação, uma vez que é possível realizar solicitações e obter informações de fora do sistema. Você pode, por exemplo, importar os resultados de um scan de vulnerabilidades de um serviço externo ou atualizar a base de dados de usuários de um determinado domínio, entre outras tarefas. A figura abaixo ilustra como são estruturadas as integrações com scanners externos e com o modSIC, um serviço de coleta automática fornecido pela Módulo.
Os tipos de tarefas de integração atualmente disponíveis no sistema são:
• Importar Objetos de um Diretório (LDAP): cria uma rotina de importação de usuários, grupos e ativos tecnológicos de um determinado domínio.
• Importar Objetos do Active Directory do Azure: cria uma rotina de importação de usuários e grupos de um diretório do Microsoft Azure.
• Importar Ativos de Arquivo XML: cria uma rotina para importar ativos de arquivos em XML. Quando a tarefa for configurada, devem ser fornecidos mapeamentos para determinar os campos do arquivo XML que serão usados para preencher as propriedades e atributos dos ativos.
• Serviço de Integração do Dashboard: cria uma rotina de exportação de determinados dados do sistema para o módulo Dashboard, que utiliza uma base de dados separada para armazenar os dados que são exibidos em gráficos. Isso possibilita que as informações mais recentes sejam exibidas no sistema.
• Importar Eventos de Arquivo XML: cria uma rotina para importar eventos de um arquivo XML, permitindo, assim, que eventos listados nesses arquivos sejam automaticamente cadastrados no módulo Workflow. Durante a configuração da tarefa, são definidas informações de mapeamento que permitem ao sistema interpretar o arquivo de modo que os eventos sejam importados corretamente.
• Serviço de Live Update: cria uma rotina de verificação automática para a importação ou atualização de conteúdo. Esse conteúdo geralmente é fornecido no momento da instalação do sistema, mas também pode ser importado e atualizado através desse serviço. Ele inclui documentos de referência, knowledge bases e ameaças, entre outros.
• Importar Ativos de Scanner Nexpose: cria uma rotina para a importação e atualização de ativos tecnológicos de um inventário do Nexpose.
• Importar Vulnerabilidades de Scanner Nexpose: cria uma rotina de importação de vulnerabilidades detectadas por um scanner do Nexpose.
• Importar Ativos de Scanner Qualys: cria uma rotina para a importação e atualização de ativos tecnológicos de um inventário do Qualys.
• Importar Vulnerabilidades de Scanner Qualys: cria uma rotina de importação de vulnerabilidades detectadas por um scanner do Qualys.
• Sincronizar Remediação de Scanner Qualys: cria uma rotina para atualizar ou fechar eventos criados para tratar vulnerabilidades no módulo Workflow. Esses eventos são fechados se o ticket correspondente à vulnerabilidade no Qualys for resolvido. No caso dos eventos consolidados para tratar várias vulnerabilidades, o progresso do evento é atualizado para mostrar que uma determinada vulnerabilidade foi resolvida.
• Exportar Consultas para Tabelas SQL: cria uma rotina para exportar os resultados de consultas dos módulos Organização, Riscos, Compliance, Workflow e Administração, e da solução ERM para tabelas SQL, que depois podem ser utilizadas em gráficos customizados nos dashboards, por exemplo.
• Importar Vulnerabilidades de Arquivo XML: cria uma rotina para importar ocorrências de vulnerabilidades de relatórios em XML gerados por scanners. Durante a configuração da tarefa, são definidas informações de mapeamento que permitem ao sistema interpretar o relatório de modo que as vulnerabilidades sejam importadas para o catálogo de vulnerabilidades corretamente.
• Executar Chamadas HTTP: estabelece uma conexão com um servidor HTTP e cria uma rotina de solicitação ou envio de dados a um recurso específico através dos métodos de solicitação GET e POST.
• Executar Script SQL: cria uma rotina para extrair dados das bases do Módulo Risk Manager através de um script SQL. Esses dados serão processados e armazenados em uma base externa que poderá ser acessada para a criação de relatórios e gráficos customizados, por exemplo.
Nota: para otimizar a execução das tarefas e evitar erros, as tarefas de integração de um mesmo tipo devem ser executadas em horários distintos. É recomendado que o tempo de execução de cada tarefa seja considerado ao agendá-las. Para isso, você pode executar uma tarefa separadamente, observar o seu tempo de execução, e agendá-la com um intervalo de tempo suficiente para que a sua execução seja concluída antes que a execução da próxima tarefa seja iniciada. Isso também deve ser levado em consideração em tarefas agendadas para serem executadas com frequência (a cada minuto, por exemplo), sendo importante garantir que o tempo entre os agendamentos de uma mesma tarefa seja superior ao seu tempo de execução. Tarefas de tipos diferentes agendadas para o mesmo tempo são executadas simultaneamente.