Criação de uma tarefa para execução de um script SQL

Esse tópico fornece orientações para a criação de uma rotina de extração de dados das bases de dados do sistema através de um script SQL. Esses dados serão processados e armazenados em uma base de dados externa que pode, por exemplo, ser acessada para a criação de relatórios e gráficos.

A base de dados e os dados a serem extraídos devem ser especificados através de um script SQL, que irá extraí-los e reorganizá-los em uma base de dados externa configurada no arquivo rm.service.exe.config. Esse script processa e simplifica dados complexos, disponibilizando-os na base de dados externa que pode ser acessada posteriormente através da sua string de conexão que é especificada nesse arquivo. Dessa forma, consultas SQL simplificadas podem ser utilizadas para gerar relatórios do sistema e criar gráficos no módulo Dashboard, o que não seria possível através de consultas SQL escritas para as estruturas complexas das bases de dados do sistema.

Observe que o script SQL pode consultar e extrair dados dessas bases de dados, mas não alterá-los. Portanto, ao especificar na string de conexão o usuário do banco de dados base que será extraído, é necessário utilizar um usuário que tenha acesso somente leitura. Por padrão, se uma base de dados não estiver especificada no script, as consultas serão redirecionadas à base de dados externa. Adicionalmente, as bases de dados que serão acessadas devem ser cadastradas no arquivo de configuração do sistema e as permissões necessárias devem ser concedidas para assegurar o acesso. O histórico da tarefa indicará se a tarefa foi executada com sucesso ou se houve erros.