Criação de uma tarefa para extração e processamento de dados de inteligência

Esse tópico fornece orientações para criar uma rotina de extração e processamento de dados das bases de dados do sistema através de um script SQL. Esses dados serão armazenados em modelos da base de dados do Microsoft Analysis Services, para que possam ser utilizados para gerar relatórios de inteligência.

O acesso à base de dados do Analysis Services deve ser previamente configurado no módulo Administração, através da opção Solução de Inteligência da seção Configurações. A base de dados e os dados a serem extraídos devem ser especificados através de um script SQL. Os dados serão extraídos e reorganizados em uma base de dados externa (configurada no arquivo web.config na pasta de instalação do sistema), que será acessada pelo Microsoft Analysis Services, onde os dados a serem utilizados em relatórios da Solução de Inteligência são armazenados. O script processa e simplifica os dados, permitindo que dados complexos sejam incluídos em relatórios de inteligência, o que não seria possível através do acesso direto entre o Microsoft Analysis Services e as estruturas complexas das bases de dados do sistema.

Observe que o script SQL pode apenas consultar e extrair dados dessas bases de dados, mas não alterá-los. Por padrão, se a base de dados não estiver especificada no script, as consultas serão direcionadas à base de dados externa. Adicionalmente, as bases de dados a serem acessadas devem ser cadastradas no arquivo de instalação do sistema e as devidas permissões devem ser concedidas para assegurar o acesso. O histórico da tarefa indica se a tarefa foi executada com sucesso ou se houve erros.