Edição de eventos

Este tópico explica como editar eventos no módulo Workflow. Observe que apenas eventos abertos podem ser editados. Para acessar uma aba específica dos eventos, clique em Editar ao lado de um evento e, através da lista suspensa que é exibida, escolha que aba deseja editar. Tenha em mente que ao editar informações em uma aba do evento é necessário salvar as alterações antes de acessar outra aba. 

Na aba Propriedades, as propriedades gerais dos eventos (como o título, a descrição, o tipo etc.) podem ser editadas, por padrão. Observe que o tipo do evento poderá ser alterado a qualquer momento, mesmo depois que o evento for salvo. No entanto, essa operação não é possível em eventos de compliance, enquanto em eventos de tratamento de riscos o tipo só pode ser alterado para tipos com associação habilitada com controles e vulnerabilidades na seção Tipos de Objeto no módulo Administração. Se o tipo do evento for alterado, os atributos relativos ao novo tipo serão exibidos e os valores cadastrados para os atributos do tipo antigo serão excluídos.

Na aba Progresso, o histórico do evento pode ser monitorado e seu progresso atualizado. É nessa aba também que o evento pode ser fechado ou cancelado e que arquivos podem ser anexados. Tenha em mente que, se um evento for associado verticalmente com um ou mais eventos (associação pai-filho), certas restrições podem ocorrer ao editar a situação do evento. Para mais detalhes, veja o Capítulo 10: Workflow -> Eventos -> Fechamento de eventos, Cancelamento de eventos, Reabertura de eventos e Exclusão de eventos.

Na aba Associações, as associações do evento com ativos e componentes de negócio podem ser visualizadas e editadas para todos os tipos de eventos. Nos eventos de tratamento de riscos, suas associações com vulnerabilidades e controles também podem ser visualizadas, mas não podem ser editadas. Já nos eventos de tratamento de não conformidades, os requisitos associados podem ser visualizados, mas também não podem ser editados. Adicionalmente, se o módulo de Continuidade e a solução ERM (fornecidos sob demanda) estiverem habilitados, os planos e a riscos corporativos associados aos eventos também estarão disponíveis. Para orientações sobre como editar essas associações, veja o Capítulo 10: Workflow -> Eventos -> Associações de eventos com objetos.

Na aba Eventos Associados, na seção Eventos Filhos eventos subordinados, também chamados de eventos "filho", podem ser criados e editados para o evento selecionado, que será o evento "pai". Já na seção Eventos Relacionados eventos relacionados, que são associados horizontalmente no mesmo nível do evento, podem ser criados e editados. Como apenas eventos padrão e próprios podem ser criados no módulo Workflow, nessa aba apenas esses tipos de evento podem ser criados como eventos subordinados. Eventos de riscos e compliance podem ser associados a um evento pai apenas através da lista principal de eventos, na qual está disponível a coluna "Evento Pai", onde será exibido o código do evento ao qual todos os eventos estão disponíveis individualmente. Na seção Eventos Filhos também é possível exportar os eventos subordinados para editá-los em uma planilha, assim como criar novos eventos subordinados. Essa funcionalidade de importação e exportação se aplica apenas aos eventos subordinados, enquanto eventos relacionados não podem ser criados ou editados através da planilha. Observe que cada evento filho também pode ter eventos subordinados a ele. Para orientações sobre como editar essas associações, veja o Capítulo 10: Workflow -> Eventos -> Associação e desassociação de eventos.

Na aba Atributos, você pode visualizar e inserir informações adicionais sobre os eventos através de campos criados no módulo Administração.

Na aba Localização, você pode visualizar e editar a localização geográfica do evento. Para essa propriedade, o sistema sugere a localização do primeiro ativo a ser associado ao evento e, nos eventos subordinados, a localização do evento pai. Se nenhum ativo ou evento pai for associado, a localização sugerida para o evento irá variar de acordo com o idioma em que o sistema foi instalado: Brasília para português e Washington D.C. para inglês e espanhol.

Todos os tipos de evento podem ser editados diretamente no sistema. Como alternativa, eventos padrão ou próprios podem ser exportados, editados off-line através de uma planilha e importados de volta para o sistema. Para mais informações, veja o Capítulo 10: Workflow -> Eventos -> Exportação e importação de eventos.