Associação e desassociação de eventos

Este tópico explica como associar e desassociar eventos no módulo Workflow.

Existem dois tipos de associações entre eventos: horizontal e vertical. No primeiro tipo, eventos com qualquer situação são associados entre si diretamente. Isso permite que eventos que tratam de assuntos semelhantes sejam vinculados entre si, independentemente da situação ou tipo de evento. Esses são chamados de "eventos relacionados" e podem ser associados através da lista principal de eventos. Quaisquer alterações feitas em um evento relacionado não impactarão o percentual de progresso ou a situação de seus eventos associados. Em outras palavras, um evento fechado pode ser associado com outro evento fechado e uma vez que um desses sejam reabertos, o outro manterá sua situação.

No segundo tipo de associação, eventos são associados como eventos subordinados a um evento principal aberto, chamados de eventos "filho". Esses eventos filhos podem representar "subtarefas" que necessitam ser concluídas antes que uma tarefa principal (o evento pai) possa ser considerada completa. Esses podem ser criados diretamente dentro de um evento, via planilha na aba Eventos Associados de um evento, ou associados com o evento pai através da lista principal. Cada evento pai pode ter vários níveis de eventos filhos; porém um evento não pode ser filho de dois pais diferentes. 

Em eventos de tratamento de riscos, essa funcionalidade também pode ser utilizada para enviar controles não implementados para tratamento. Um evento pai pode ser criado para um ativo, com um evento filho criado para cada controle não implementado relacionado ao ativo. Da mesma forma, eventos tratando diferentes vulnerabilidades identificadas no mesmo ativo também podem ser associados a um evento pai, agrupando assim todas as ocorrências dessa mesma vulnerabilidade por ativo.

Eventos de diferentes projetos podem ser associados horizontalmente para vincular eventos que possam compartilhar informações em comum. Dessa forma, um evento criado a partir de um projeto para tratar vulnerabilidades decorrentes de spywares ilegais podem ser vinculados a um evento de um outro projeto que tenha a implementação de controles de antivírus, por exemplo.

Eventos de todos os tipos podem ser associados com eventos pai de qualquer tipo. Além disso, eventos com qualquer situação podem ser associados como eventos filho; no entanto, apenas eventos abertos podem ser associados como eventos pai. Para isso, você deve ter permissões nos dois eventos, pai e filho. Para desassociá-los, você deve ter permissão no evento pai ou no evento filho que deseja desassociar.

Observe que eventos apenas suportam um tipo de associação por vez, o que significa que um evento filho não pode ser associado horizontalmente com seu pai ou vice-versa (veja abaixo). No entanto, eventos filhos podem ser normalmente associados horizontalmente com eventos com os quais ainda não tenham associações.

 

Diagrama

Descrição gerada automaticamente

 

Quando um evento é associado horizontalmente com outro evento (como o Evento A com o Evento B no exemplo da figura acima), os eventos filhos abaixo deste não serão associados com o evento.

Na aba Eventos Associados de um evento, os eventos são separados em duas seções ("Eventos Filhos" e "Eventos Relacionados") onde você pode selecionar cada evento que gostaria de desassociar do evento principal. Através da seção Eventos Relacionados no Evento A, caso você selecione o Evento B para ser desassociado, o Evento A e seus eventos filhos serão desassociados do Evento B. Contudo, o Evento C e o Evento D continuarão sendo eventos filho do Evento A, podendo ser desassociados na aba Eventos Filhos. Nessa aba você também pode criar e editar eventos subordinados via planilha para que sejam editados off-line e importados posteriormente para o sistema. Para mais detalhes sobre como exportar e importar eventos subordinados, veja o Capítulo 10: Workflow -> Eventos -> Exportação e importação de eventos.

Além disso, há uma opção disponível na lista principal que permite que você desassocie eventos. Observe, porém, que essa opção irá desassociar todos os eventos diretamente associados aos eventos que você selecionar, mas não irá desassociar um evento filho que seja pai de um outro evento (veja abaixo).

 

Diagrama

Descrição gerada automaticamente

 

Quando o Evento A é selecionado para desassociação através da lista principal de eventos, sua associação horizontal com o Evento B será desfeita, assim como suas associações com seus eventos filho – Evento C e Evento D. No entanto, o Evento C continuará associado ao Evento F e o Evento D continuará associado horizontalmente ao Evento E.

Também é importante observar que eventos de níveis diferentes podem ser associados livremente. Por exemplo, o Evento G pode ser associado horizontalmente com o Evento B, apesar do Evento G ser um evento filho no terceiro nível e o Evento B ser um evento sem associações verticais.  

A associação e desassociação entre eventos relacionados e eventos pai-filho é registrada no histórico do progresso desses eventos, inclusive no histórico do progresso de eventos fechados ou cancelados. Alterações na situação de um evento pai também podem impactar a situação de seus eventos filho. Para mais detalhes, veja os seguintes tópicos: Capítulo 10: Workflow -> Eventos -> Fechamento de eventos, Cancelamento de eventos, Reabertura de eventos e Exclusão de eventos. Tenha em mente que você pode gerenciar a situação dos eventos filhos por meio da seção Eventos Filhos da aba Eventos Associados, onde é possível atualizar o progresso, fechar, cancelar, reabrir e excluir múltiplos eventos filhos em conjunto.