Gestão de componentes de negócio

O objetivo desta seção é orientá-lo sobre a administração dos componentes de negócio no módulo Organização.

Um componente de negócio é um objeto estratégico ou tático da organização que permite uma visão geral diferenciada dos riscos quando associado a ativos (veja abaixo). Os componentes de negócio da camada estratégica representam, em geral, os processos de mais alto nível da organização (processos financeiros, produtivos, comerciais, tecnológicos, etc.), ao passo que os componentes da camada tática representam os sistemas e os serviços que suportam os processos (folha de pagamento, call center, etc.).

Embora essa seja a forma comum de representar os processos corporativos, o sistema oferece flexibilidade para que esses componentes possam corresponder a outras estruturas de governança. Por exemplo, um componente de negócio pode ser utilizado para representar um conceito (tornar-se líder global em alguma área específica), uma atividade (contratação de pessoas), um departamento da organização (setor de desenvolvimento) ou uma entidade física (filial Rio de Janeiro).

 

 

Como pode ser observado na figura acima, os ativos são associados aos componentes de negócio de nível tático de diversos tipos que, por sua vez, são associados aos componentes de negócio de nível estratégico também de diversos tipos. Os componentes de negócio estratégicos são considerados processos de alto nível, isto é, eles têm uma importância estratégica elevada, o que justifica um tratamento diferenciado em relação aos outros processos da organização. Já os componentes de negócio táticos dão apoio ou sustentação para os componentes de negócio estratégicos. Dessa forma, estes atuam como intermediários entre os componentes de negócio estratégicos e os ativos.

Os riscos são calculados para os ativos e consolidados primeiramente para os componentes de negócio de nível tático, aos quais estão diretamente ligados, e posteriormente para os de nível estratégico. Os componentes de negócio contêm informações como relevância e criticidade que servem como uma sugestão para os ativos que estão relacionados com esses componentes de negócio.

Para permitir ainda mais flexibilidade, como citado acima, tipos de componentes de negócio estratégicos e táticos podem ser criados no módulo Administração. Por padrão, a Módulo já fornece um componente de negócio por nível (Macroprocesso para o nível estratégico e Sistema Organizacional para o nível tático). Para saber mais sobre como criar novos tipos de componentes de negócio, veja o Capítulo 17: Administração -> Customizações -> Tipos de objetos -> Como criar um tipo de objeto.

Também é possível criar atributos aplicados a um ou mais tipos de componentes de negócio, que são exibidos como novos campos na aba Atributos de cada componente e que aceitam informações em formatos diferentes, como texto, número, anexos, etc. Para mais detalhes, veja o Capítulo 17: Administração -> Customizações -> Objetos e atributos.

Os componentes de negócio podem ser criados manualmente no sistema ou off-line através de uma planilha. Para obter mais detalhes sobre como importar componentes de negócio através de uma planilha, veja o Capítulo 3: Organização -> Exportar/importar.