Objetos e atributos

Esta seção fornece orientações sobre o gerenciamento de objetos e seus atributos através do módulo Administração.

Objetos são utilizados para cadastrar itens no sistema. Alguns objetos são fornecidos por padrão com o sistema e com a instalação de soluções sob demanda. Esses objetos padrão não podem ser editados ou excluídos. Objetos próprios podem ser criados e gerenciados nesta seção, mas somente estarão disponíveis para uso através da API e em módulos customizados. Para mais informações, veja a Documentação da API e Capítulo 18: Módulos customizados -> Seções de objetos customizados.

Atributos são campos adicionais que podem ser criados para todos os objetos. Para objetos que suportam múltiplos tipos (como ativos, que podem ser do tipo Pessoa, Processo, Tecnologia, etc.), os atributos criados podem ser aplicados a todos os tipos ou a tipos específicos. Por exemplo, se os ativos do tipo Tecnologia de uma organização são identificados por um número de série, o atributo do "Número de Série" pode ser criado e publicado para que esses números de série possam ser fornecidos na aba Atributos de cada ativo tecnológico no módulo Organização.

Uma vez disponibilizados, os atributos podem ser utilizados em consultas como opções de coluna ou filtros, por exemplo, como condições em regras de fluxo e em regras de objetos para pesquisas genéricas. Porém, é importante ressaltar que, enquanto os atributos são criados nesta seção, seus valores somente podem ser fornecidos ou editados dentro dos respectivos objetos.

Enquanto objetos próprios suportam todos os tipos de atributos, os tipos de atributo que podem ser criados para objetos padrão variam de acordo com o objeto. Por exemplo, é possível criar atributos do tipo Imagem para ativos, mas não para planos do módulo de Continuidade. Para mais informações sobre quais tipos de atributos podem ser criados para cada objeto, veja o Capítulo 17: Administração -> Customizações -> Objetos e atributos -> Como criar um atributo de um objeto (exceto eventos) e Como criar um atributo de evento. Observe que esta documentação aborda os atributos de evento separadamente daqueles dos demais objetos do sistema, por diferirem em alguns aspectos.

A quantidade total de atributos que podem ser criados para um objeto é de 500. Cada atributo, por outro lado, pode ser aplicado a qualquer quantidade de tipos de objeto. Para atributos de evento, podem ser criados até 250 atributos por tipo de evento e mais outros 120 atributos podem ser aplicados a todos os tipos de evento. Dessa forma, um tipo de evento pode ter até 370 atributos: 250 atributos criados especificamente para o tipo de evento e 120 atributos adicionais aplicados a todos os tipos de evento. Um total de 625 atributos podem ser criados para eventos.

Devido à complexidade da estrutura da base de dados do sistema, algumas porções dessa base de dados devem ser remodeladas quando um objeto ou atributo for publicado. Para assegurar que quaisquer dados em uso não sejam corrompidos na publicação desses objetos ou atributos, o sistema permite que o usuário escolha a melhor hora para publicá-los, idealmente fora de horários de maior uso do sistema. Uma vez publicados, os novos objetos e atributos estarão disponíveis para uso através da API e do sistema. De maneira semelhante, exclusões também devem ser agendadas. Os objetos e seus atributos podem ser marcados para exclusão a qualquer momento, mas somente serão excluídos quando uma tarefa de exclusão for agendada. Observe que atributos criados para eventos são disponibilizados ou excluídos imediatamente, sem a necessidade de agendamento.