Como criar um tipo de objeto

Este tópico fornece orientações sobre como criar tipos customizados para os objetos cadastrados no sistema. Os objetos fornecidos por padrão com a instalação do sistema que suportam a criação de tipos são: ativo, componente de negócio e evento. Porém, caso os módulos ou soluções fornecidas sob demanda estejam habilitadas (ERM, Políticas, Continuidade, Eventos, etc.), seus respectivos objetos que suportam a criação de tipos estarão disponíveis aqui.

É importante observar também que objetos customizados, criados na seção Objetos e Atributos deste módulo, para os quais a criação de tipos customizados foi habilitada também serão disponibilizados nesta seção.

 

1.    Acesse o módulo Administração.

2.    Na seção Customizações, selecione a opção Tipos de Objeto.

3.    Na seção Tipos de Objeto, clique em Editar ao lado do objeto para qual deseja criar um tipo customizado e selecione a opção Criar Tipo na lista suspensa exibida (veja abaixo).

 

 

O sistema exibe uma área onde os dados do novo tipo de objeto podem ser cadastrados. A tabela abaixo descreve os campos necessários para criar um tipo de objeto padrão no sistema.

Objeto

       Campos

Ativo

 

 

Nome: digite um nome para identificar o tipo de ativo utilizando entre 1 e 20 caracteres.

Descrição: digite informações que descrevam o tipo de ativo utilizando entre 1 e 1.000 caracteres.

Ícone: selecione um ícone para ajudar a identificar o tipo de ativo.

Permitir associação com vulnerabilidade: marque esse checkbox para permitir que vulnerabilidades identificadas por scanners sejam mapeadas aos ativos do tipo selecionado.

Permitir definições para coletas automáticas: marque esse checkbox para permitir que os componentes de ativos possam ser associados a knowledge bases que suportam coletas automáticas. 

Componente de negócio

Nome: digite um nome para identificar o tipo de componente de negócio utilizando entre 1 e 50 caracteres.

Nível: selecione o nível do tipo de componente de negócio. Este campo não pode ser editado uma vez salvo.

Evento

Nome: digite um nome para identificar o tipo de evento utilizando entre 1 e 50 caracteres.

Descrição: digite informações que descrevam o tipo de evento e utilizando entre 1 e 4.000 caracteres.

Gestor Associado: selecione a opção Pessoa ou Grupo e defina a pessoa ou grupo que será alocado como gestor de todos os eventos deste tipo. Por padrão, essa pessoa ou grupo alocado recebe todas as permissões relacionadas a eventos.

Habilitar associação com planos de continuidade: marque esse checkbox para permitir que eventos deste tipo possam ser criados a partir do módulo de Continuidade com um plano associado.

Habilitar associação com riscos corporativos: marque esse checkbox para permitir que eventos deste tipo possam ser criados a partir da solução ERM com um risco corporativo associado.

Habilitar associação com controles e vulnerabilidades: marque esse checkbox para permitir que eventos deste tipo possam ser criados para tratar riscos a partir de um projeto no módulo de Riscos.

 

Nota: objetos de módulos fornecidos sob demanda e objetos customizados para os quais a criação de tipos foi habilitada terão somente os campos Nome e Descrição para preenchimento.