Executar consultas agregadas

Este tópico fornece orientações sobre como executar consultas agregadas e visualizar seus resultados. Essa funcionalidade permite que o usuário visualize resultados agrupados de diversas fontes de dados, filtrados pelas informações desejadas. Por exemplo, através de uma consulta agregada, um policial pode acessar as fontes de dados do DETRAN e da Polícia Federal e digitar o nome de uma pessoa em um dos filtros da consulta. Os resultados exibirão quaisquer multas de trânsito associadas com a licença da pessoa, assim como sua ficha criminal. Ou seja, uma consulta agregada permite que consultas a uma ou mais fontes de dados sejam executadas através de uma única interface (nesse caso, o módulo de Integração).

Para cadastrar uma consulta agregada, primeiramente as consultas a serem utilizadas como fontes de dados deverão ser cadastradas no sistema. Isso inclui consultas REST, criadas na seção Gerenciar Consultas desse módulo, que conseguem recuperar dados de qualquer banco de dados acessível através de uma API.

Uma vez cadastradas, as consultas devem ser configuradas no arquivo XML "\App_Data\IntegratedQueriesConfig.xml", disponível no arquivo de instalação do sistema. Observe que consultas REST que forem configuradas no arquivo XML, mas não forem devidamente configuradas no sistema, serão exibidas juntamente com seus filtros na lista de consultas agregadas ao executar a consulta, no entanto nenhum resultado será exibido.

Em seguida, neste mesmo arquivo XML, as consultas agregadas podem ser criadas utilizando as fontes de dados pré-configuradas. Durante esta configuração, os campos de entrada a serem exibidos no sistema podem ser cadastrados. Estes campos de entrada são utilizados como filtros de busca, disponíveis para usuários ao executar a consulta. Validações para esses campos de entrada podem ser configuradas para que o sistema possa buscar por erros que impediriam a consulta de ser executada com sucesso. Para mais informações sobre como configurar e validar os campos para consultas agregadas, veja Apêndice -> Configurações de consultas agregadas -> Cadastramento de consultas agregadas -> Como configurar campos de entrada para uma consulta agregada.

Os resultados da consulta serão exibidos de acordo com um modelo padrão que também pode ser customizado no arquivo XML.

O arquivo "\App_Data\IntegratedQueriesConfig.xml" possui a seguinte estrutura XML:

 

<IntegratedQueriesConfig>

    <DataSource ID="Individual Query ID">…</DataSource>

    <IntegratedQuery ID="Aggregated Query ID">…</IntegratedQuery>

</IntegratedQueriesConfig>

 

Neste arquivo, dois elementos principais devem ser configurados:

    DataSource: utilizado para cadastrar fontes de dados. Esse elemento é contido dentro de um nó DataSource e deve ser cadastrado primeiro. Para maiores informações sobre como configurar esse nó, veja o Apêndice -> Configurações para consultas agregadas -> Configuração de fontes de dados para consultas agregadas.

    IntegratedQuery: utilizado para cadastrar consultas agregadas. Esse elemento é contido dentro de um nó IntegratedQuery e deve ser configurado uma vez que todas as fontes de dados a serem incluídas tenham sido cadastradas. Para maiores informações sobre como configurar esse nó, veja o Apêndice -> Configurações para consultas agregadas -> Cadastramento de consultas agregadas.

 

Considere o exemplo abaixo:

 

 

No exemplo acima, a consulta agregada à esquerda foi configurada para consultar as fontes de dados à direita, que são consultas para um departamento de polícia e o Cadastro de Pessoa Física. Observe que cada fonte de dados requer dados de entradas diferentes. Observe também que, para que seja possível consultar todas as fontes de dados listadas, a consulta agregada deve solicitar todos os dados de entrada necessários.

Além disso, consultas agregadas podem ser associadas para que, uma vez que uma for executada, um ou mais parâmetros na consulta possam ser utilizados como parâmetros de busca em consultas associadas. Por exemplo, se uma consulta para visualizar os CPFs dos colaboradores de uma organização foi criada, e outra consulta separada foi criada para visualizar as suas fichas criminais (inclusive os seus CPFs), essas duas consultas podem ser associadas para que o usuário possa visualizar ambos os itens relacionados. Também é possível utilizar mais de um parâmetro nas consultas associadas, de modo que se uma consulta agregada conter os CPFs e os RGs dos colaboradores e outra consulta agregada conter informações sobre infrações de trânsito de três fontes de dados que contenham CPFs, RGs, e CPFs e RGs, respectivamente, somente os resultados que contenham ambos os parâmetros (CPFs e RGs) serão exibidos. Um relatório pode então ser gerado para cada registro dos resultados, listando todos os resultados das consultas associadas que são relacionados ao parâmetro selecionado. Observe que todas as consultas agregadas associadas estarão listadas na consulta agregada sendo acessada, no entanto somente as consultas individuais das quais você é autor ou foi incluído na audiência poderão ser acessadas.

Observe também que uma trilha listando as consultas que foram executadas, de acordo com a ordem de execução, é exibida no topo da página para que você possa retornar às consultas executadas anteriormente. Para mais informações sobre como gerar relatórios para consultas agregadas, veja o Capítulo 15: Integração -> Consultas agregadas -> Executar consultas agregadas -> Como executar uma consulta agregada. Para detalhes sobre como associar consultas agregadas, veja o Apêndice -> Configurações para consultas agregadas -> Cadastramento de consultas agregadas -> Como associar consultas agregadas.