Como associar consultas agregadas

Este tópico fornece orientações sobre como associar consultas agregadas para que os resultados das fontes de dados em uma consulta agregada possam ser utilizados como dados de entrada para uma segunda consulta agregada completamente independente (veja abaixo). Ou seja, quando existem duas ou mais consultas agregadas e os resultados de uma podem ser utilizados como parâmetros de busca para a outra, essas consultas podem ser associadas, permitindo que os usuários naveguem com facilidade de uma consulta para a outra.

 

 

Por exemplo, se uma consulta para visualizar os CPFs dos colaboradores de uma organização foi criada, e outra consulta separada foi criada para visualizar as suas fichas criminais (inclusive os seus CPFs), essas duas consultas podem ser associadas para que o usuário possa visualizar ambos os itens relacionados. Também é possível utilizar mais de um parâmetro nas consultas associadas, de modo que se uma consulta agregada conter os CPFs e os RGs dos colaboradores e outra consulta agregada conter informações sobre infrações de trânsito de três fontes de dados que contenham CPFs, RGs, e CPFs e RGs, respectivamente, somente os resultados que contenham ambos os parâmetros (CPFs e RGs) serão exibidos. Um relatório pode então ser gerado para cada registro, listando todos os resultados das consultas associadas e que são relacionados ao registro selecionado. Para mais informações sobre como gerar relatórios para consultas agregadas, veja o Capítulo 15: Integração -> Consultas agregadas -> Executar consultas agregadas -> Como executar uma consulta agregada.

Quando configurado corretamente, as consultas agregadas associadas serão exibidas em uma lista de opções abaixo do registro para o item nos resultados da consulta (veja abaixo). Observe também que uma trilha listando as consultas que foram executadas, de acordo com a ordem de execução, é exibida no topo da página para que você possa retornar às consultas executadas anteriormente.

 

 

As associações entre consultas são definidas ao adicionar uma fonte de dados a uma consulta agregada e ao incluir o conjunto QueryLinks:

 

<DataSource ID="fontededados1">

     <QueryLinks>

        <Link TargetID="ca2" Text="Link para consulta agregada 2">

        <Parameter ResponseFieldName="name" SendAsInputID="complete_name" />

        </Link>

     </QueryLinks>

</DataSource>

 

Cada associação é cadastrada utilizando um elemento Link, que deve conter dois atributos obrigatórios:

    TargetID: indica o identificador da consulta agregada desejada.

    Text: define o texto a ser utilizado para representar essa associação na interface.

 

Elementos Parameter são utilizados para cadastrar cada valor que será enviado do resultado da consulta para a consulta agregada associada, e deve conter dois atributos obrigatórios:

    ResponseFieldName: indica o valor a ser enviado no JSON dos resultados da consulta.

    SendAsInputID: define o identificador do campo de entrada da consulta agregada associada.