Esta seção explica a fase Avaliar de um projeto de compliance. À medida que as entrevistas do projeto são respondidas, as análises de cada objeto incluído no escopo são completadas. O objetivo dessa fase é determinar quais não conformidades identificadas na análise se deseja tratar ou aceitar.
A decisão de aceitar ou tratar as não conformidades deve levar em conta não apenas as métricas resultantes identificadas, mas também a tolerância da organização em relação a essas não conformidades. Feita a avaliação e a tomada de decisão de se tratar aquelas não conformidades consideradas inaceitáveis para a organização, o sistema permite a geração de eventos de tratamento, que têm por objetivo gerenciar atividades para lidar com requisitos não conformes ou gerenciar estratégias para reduzi-los. Os eventos de tratamento criados, no projeto durante a fase Avaliar podem ser visualizados na aba Tratar, mas só podem ser gerenciados no módulo Workflow. Para obter mais detalhes, veja o Capítulo 10: Workflow -> Eventos.
Deve-se ressaltar que a análise, a avaliação e o tratamento não são necessariamente totalmente sequenciais, mas sim processos que podem se sobrepor. A avaliação de não conformidades pode ser iniciada antes que a análise tenha terminado, assim como o tratamento pode ser iniciado antes que a avaliação de todas as não conformidades identificadas tenha sido concluída. É importante lembrar que é necessário que exista ao menos um requisito não conforme em uma entrevista concluída para que a aba Avaliar seja habilitada, permitindo que as não conformidades sejam tratadas ou aceitas.
Depois que uma entrevista é concluída na fase Analisar, verifica-se quais requisitos estão em não conformidade. Na fase Avaliar, as não conformidades são progressivamente avaliadas pelos gestores de compliance. Assim, em um instante qualquer do projeto é possível que algumas não conformidades identificadas já tenham sido avaliadas, mas outras não. No caso das não conformidades avaliadas, a decisão de aceitá-las ou de enviá-las para tratamento já foi tomada, através da criação de um evento. Desse modo, o total de não conformidades avaliadas divide-se entre as não conformidades em tratamento e aquelas aceitas na fase Avaliar.
Quando uma não conformidade é enviada para tratamento, sua situação passa a ser Enviado para Tratamento. Essa situação é temporária e dura o tempo necessário para que os eventos correspondentes sejam criados no módulo Workflow. O autor dos eventos é notificado no módulo Meu Espaço quando os eventos são de fato criados e essas não conformidades passam a ser consideradas Em Tratamento. O gerenciamento desses eventos é feito através do módulo Workflow pelos usuários autorizados. Observe que nos gráficos da aba Avaliar os requisitos não conformes enviados para tratamento são considerados já Em Tratamento.
Uma vez iniciado o tratamento das não conformidades em um projeto, parte das não conformidades enviadas para tratamento já pode ter sido efetivamente tratada (isto é, os eventos correspondentes já foram fechados) ao passo que outra parte ainda permanece em tratamento (eventos ainda abertos).