O objetivo deste capítulo é orientá-lo sobre a gestão de compliance no módulo de Compliance.
Compliance corresponde ao atendimento a requisitos de leis, normas e códigos organizacionais e da indústria, bem como a princípios de boa governança e padrões comunitários e éticos normalmente aceitos.
Atualmente, o ambiente de negócios tem obrigado que organizações de todos os tamanhos e segmentos a lidar com um volume de regulamentações, leis e demandas por conformidade sem precedentes, incluindo documentos normativos próprios, regionais e específicos da indústria em que atuam.
Cabe ao gestor a responsabilidade de entender e atender a esse conjunto de regras e valores, identificando aqueles que serão implementados e providenciando os meios necessários para assegurar sua aderência. Desvios em algum nível expõem a organização a falhas de compliance. Em muitas situações, a justiça tem levado em consideração o comprometimento de uma organização com o compliance ao estabelecer a penalidade a ser aplicada para violações de leis pertinentes. Diversos incidentes em locais e momentos variados serviriam de mola propulsora para iniciativas governamentais nas mais variadas esferas, com o objetivo de aprimorar o controle sobre as corporações, visando à preservação da estabilidade de mercados e economias.
Além disso, a necessidade de operar de maneira integrada em um mundo cada vez mais globalizado leva à proliferação e à adoção voluntária de normas e padrões internacionais com o objetivo de facilitar as interações entre organizações.
A grande maioria das perspectivas futuras aponta para um agravamento deste cenário. O surgimento constante de novas demandas legais e regulatórias, combinado com a pressão permanente por resultados, tem levado diversas empresas a repensar sua abordagem em relação ao problema.
Ocorre que, muitas vezes, estes documentos normativos são atendidos utilizando-se abordagens manuais e fragmentadas (o problema do "silo"), tornando o processo de compliance oneroso, incerto e ineficiente. Os custos de se lidar com uma proliferação de planilhas e documentos em um processo não integrado podem ser muito altos, com pouco ou nenhum benefício real para o negócio. As organizações, portanto, precisam de ferramentas que assegurem a consistência dos esforços de governança de suas necessidades de compliance.
A gestão de compliance no sistema proporciona um eficaz apoio aos gestores no desafio de manter a conformidade nessa realidade de múltiplos documentos de referência, fornecendo recursos que possibilitam desde a execução eficiente de análises de compliance até o tratamento das não conformidades encontradas. Assim, o sistema integra e automatiza o processo de compliance, reduzindo os custos de gestão do processo, evitando multas e outras penalizações.
Neste módulo você pode criar projetos para analisar o nível de compliance da sua organização com vários documentos de referência, gerar o Relatório de Análise de Compliance para visualizar os resultados finais de uma análise, avaliar os resultados da análise, escolhendo aceitar (e justificar) ou enviar as não conformidades para tratamento e executar consultas de compliance para examinar indicadores para um determinado projeto e estatísticas sobre as respostas fornecidas para entrevistas. Este módulo está totalmente integrado com os módulos Organização, Conhecimento, Dashboard, Workflow e Administração:
• O módulo de Compliance analisa ativos, componentes de negócio e pessoas cadastradas no módulo Organização. As métricas consolidadas resultantes de projetos de compliance podem ser visualizadas posteriormente no módulo Organização através da visão integrada.
• O módulo de Conhecimento é onde documentos de referência e pesquisas, que são usados em projetos de compliance, são preparados e armazenados.
• As métricas resultantes de análises do módulo de Compliance estão disponíveis através de gráficos criados no módulo Dashboard.
• Os eventos criados para tratar não conformidades identificadas através de projetos são gerenciados através do módulo Workflow. As estatísticas de projetos são atualizadas conforme esses eventos são atualizados e fechados.
• As configurações para projetos de compliance são gerenciadas através do módulo Administração, e incluem:
o A customização da escala usada para métricas de compliance, incluindo os diferentes níveis para cada métrica e as cores e descrições de cada nível.
o A customização de modelos de mensagem usados para enviar notificações por e-mail relacionadas a projetos de compliance.
o A customização das configurações do projeto – como, por exemplo, se entrevistas serão enviadas manualmente ou automaticamente a revisores, as justificativas disponíveis ao aceitar não conformidades, e mais.
o A customização das configurações padrão do controle de acesso, que determinam a que privilégios do sistema líderes de projeto e analistas terão acesso. Este módulo está dividido e documentado em três seções:
• Projetos de Compliance: onde você pode gerenciar projetos que analisam a conformidade da organização com normas e requisitos internos e externos.
• Consultas de Compliance: onde você pode criar e administrar as consultas de compliance a partir dos resultados das análises e das estatísticas das entrevistas.
• Relatórios de Compliance: onde você pode gerar, agendar e customizar os relatórios de análise de compliance.