Visão geral dos relatórios

Este tópico tem o objetivo de explicar o ciclo de vida de um relatório do sistema, desde a sua criação até a sua geração e distribuição. Os modelos de relatório fornecidos pela Módulo não podem ser editados ou excluídos diretamente. Para adequar esses relatórios padrão às necessidades da sua organização, você pode copiá-los e então editar a cópia criada. Modelos de relatório genéricos podem ser criados do zero e então editados através deste programa.

Para editar e gerar um relatório nos módulos de Riscos e Compliance, é necessário fazer uma cópia de um modelo já disponível no sistema e fornecer um novo nome para a cópia. Após a exportação, o modelo poderá ser editado através do Report Designer, onde as consultas SQL cadastradas nos respectivos módulos poderão ser utilizadas como fontes de dados.

Após a edição do modelo, é necessário salvá-lo e importá-lo de volta para o sistema, para então selecionar os projetos que serão utilizados como fontes de dados. Filtros podem ser configurados opcionalmente para limitar os dados exibidos e adequar o escopo do relatório às necessidades da sua organização. Esses filtros só estarão disponíveis para relatórios de riscos. Você ainda pode agendar o envio de relatórios definindo os destinatários, a data em que eles começarão a ser enviados, a frequência de envio e o número de vezes que eles serão enviados.

Ao selecionar ao menos um projeto para o relatório, este estará disponível para ser gerado. Uma vez gerado, o relatório poderá ser navegado, enviado a destinatários, salvo em diferentes formatos e impresso (veja abaixo). 

 

 

Tenha em mente que relatórios padrão dos módulos de Riscos e de Compliance podem ser gerados diretamente a partir de um projeto, com dados apenas do projeto selecionado, ou através da seção Relatórios de cada módulo, que permite que projetos diferentes sejam incluídos no escopo do relatório e que mais de um projeto seja selecionado para relatórios de riscos. Relatórios de compliance só aceitam um projeto por relatório.

Uma vez que os modelos de relatório de compliance e risco são habilitados, eles ficam disponíveis na seção Gerar Relatórios dos seus módulos, onde qualquer pessoa com acesso a essa seção poderá gerar os relatórios. Além disso, quando habilitados, relatórios de riscos também estarão disponíveis para serem gerados através da seção Gerar Relatórios do módulo Organização.  

Relatórios genéricos da organização e relatórios de eventos agendados são criados do zero e utilizam como fontes de dados consultas dos módulos Organização, ERM, Riscos, Workflow, Eventos e Despacho, assim como consultas SQL. No módulo Organização e na solução de Eventos, você pode criar um relatório através de um novo modelo ou de uma cópia de um modelo já disponível. As propriedades do relatório podem ser fornecidas, como um nome, o idioma no qual ele será exibido e as consultas que serão utilizadas. Caso uma consulta SQL seja incluída no modelo, filtros poderão ser selecionados para a consulta. Somente as consultas das quais você é autor poderão ser incluídas no relatório. 

Após a exportação, o modelo poderá ser editado através do Report Designer, onde você poderá editar e criar textos, imagens, layouts, capas e mais. Após a edição do modelo, é necessário salvá-lo e importá-lo de volta para o sistema. Durante a geração do relatório, filtros poderão ser configurados para filtrar os dados das consultas incluídas no relatório. Você ainda pode agendar o envio de relatórios definindo os destinatários, a data em que eles começarão a ser enviados, a frequência de envio e o número de vezes que eles serão enviados. Após ser gerado, o relatório poderá ser navegado, enviado a destinatários, salvo em diferentes formatos e impresso (veja abaixo).

 

 

Pessoas e grupos de pessoas podem ser alocados como editores de modelos de relatório da organização e de eventos agendados. Essas pessoas e grupos receberão as mesmas permissões do autor do relatório. Além disso, uma audiência pode ser definida para esses relatórios para que seus membros possam ver os relatórios através da seção Gerar Relatórios de seus respectivos módulos.

É importante observar que os autores e editores de modelos de relatório podem gerar seus relatórios através da seção Gerenciar Modelos dos seus respectivos módulos, sem precisar que os modelos sejam habilitados previamente. Relatórios dos quais você não é autor ou editor só podem ser gerados através da seção Gerenciar Relatórios destes módulos. Para isso, é necessário habilitar os modelos previamente na seção Gerenciar Modelos. Para mais detalhes sobre relatórios padrão, veja o Capítulo 5: Riscos -> Relatórios de riscos e o Capítulo 6: Compliance -> Relatórios de compliance. Para mais detalhes sobre relatórios genéricos e relatórios de eventos agendados, veja o Capítulo 3: Organização -> Relatórios da organização e o Capítulo 14: Eventos -> Relatórios de eventos agendados.