Este tópico fornece orientações sobre como criar, editar, copiar e excluir relatórios customizados através da solução de Inteligência. Também é explicado aqui como selecionar a audiência desses relatórios e como gerenciar suas perspectivas.
Observe que algumas configurações são necessárias no módulo Administração antes que os relatórios possam ser criados e visualizados. Isso inclui a configuração do acesso ao SharePoint e ao Microsoft Analysis Services e de uma rotina para extrair e processar dados das bases de dados do sistema. Para mais detalhes, veja o Capítulo 17: Administração -> Configurações -> Solução de Inteligência e Capítulo 17: Administração -> Integrações -> Tarefas de integração -> Criação de uma tarefa para extração e processamento de dados de inteligência.
A Módulo fornece alguns relatórios padrão na instalação da solução de Inteligência e, sempre que são criados ou atualizados, estes são carregados para o sistema pela equipe de Suporte. Os relatórios padrão não podem ser editados diretamente e um privilégio específico deve ser concedido para que usuários possam excluí-los.
Além destes, relatórios customizados podem ser criados pelos usuários. Estes podem ter suas propriedades definidas e editadas diretamente. Porém, apenas o autor terá total permissão para acessar, editar e excluí-los.
Pessoas e grupos podem ser incluídos na audiência de qualquer relatório, padrão ou customizado, o que lhes permitirá acessá-lo através da seção de Relatórios de Inteligência do módulo Meu Espaço ou nesta solução, desde que tenham acesso à página.
Tanto relatórios padrão quanto próprios podem ser copiados para que relatórios semelhantes não precisem ser criados do zero. Isso também permite que os relatórios padrão sejam editados indiretamente através de suas cópias. Qualquer usuário com permissão para visualizar e gerenciar relatórios de inteligência pode copiar relatórios padrão. Autores de relatórios customizados e membros da audiência com permissão para gerenciar relatórios de inteligência podem copiar os relatórios customizados a que tenham acesso.
Para limitar o escopo de um relatório você pode utilizar uma perspectiva, que define quais tabelas e campos serão acessíveis no relatório. Algumas perspectivas são pré-configuradas e disponibilizadas com a instalação do sistema, outras podem ser criadas no Microsoft Analysis Services através do contato com o seu gerente de contas. Para mais informações sobre a gestão de perspectivas utilizadas em relatórios veja o Capítulo 16: Inteligência -> Relatórios da solução de Inteligência -> Como sincronizar perspectivas e selecionar suas audiências.
Para cada perspectiva, uma audiência pode ser selecionada, permitindo que seus membros a utilizem ao criar relatórios. No entanto, os usuários com o privilégio para acessar perspectivas poderão utilizar todas as perspectivas, independentemente de serem membros de suas audiências. Por padrão, esse privilégio é concedido a todos os usuários desta solução.
Observe que, para visualizar um relatório, você deve apenas ser membro da audiência do relatório. Isso basta para ter a mesma visão do autor do relatório, independentemente de ser membro da audiência da perspectiva.
Ao copiar um relatório que utilize uma perspectiva à qual você não possui permissão, uma nova perspectiva deverá ser selecionada para que o relatório possa ser utilizado. Além disso, se o autor de um relatório perder a permissão na perspectiva utilizada neste, o autor e os membros da audiência que também não tenham acesso a perspectiva, não poderão visualizá-lo até que outra perspectiva seja selecionada.
Note que relatórios criados anteriormente à versão 9.2 do Módulo Risk Manager recebem automaticamente a perspectiva global, que possui acesso a todas as tabelas e campos do modelo de dados. No entanto, a perspectiva utilizada nestes relatórios pode ser alterada pelo autor do relatório.