Este tópico explica como integrar a autenticação através do Active Directory e Novell eDirectory. Por padrão, o sistema é instalado para suportar autenticação local. Nesse caso, todas as credenciais de usuário são armazenadas na base de dados do sistema, que é consultado na autenticação dos usuários. A autenticação também pode ser realizada através de um serviço LDAP externo. Nesse caso, as credenciais de usuário não são armazenadas na base de dados do sistema e são gerenciadas no próprio diretório externo.
Para realizar uma autenticação externa, primeiro uma tarefa de integração LDAP deve ser criada e executada, e o tipo de servidor selecionado para essa tarefa deve ser o Active Directory ou Novell eDirectory. Vale notar que ainda não é possível fazer uma autenticação externa utilizando o Apache DS embora ele possa ser integrado com o sistema para importação de objetos. Essa tarefa de integração é usada para importar usuários, grupos e ativos para o sistema e manter sincronizadas as informações entre o sistema e a base de dados de usuários do serviço de diretório. Uma vez que o sistema estiver sincronizado com um dos diretórios externos, os usuários ou grupos de usuários importados devem ser incluídos nos perfis de acesso do sistema, assegurando, assim, que eles terão acesso ao sistema. Por fim, o servidor de autenticação pode ser alterado nos arquivos de configuração do sistema depois que essa tarefa for agendada, de acordo com os procedimentos abaixo.
A autenticação local é desabilitada depois que o sistema estiver configurado para usar a autenticação através do Active Directory ou Novell eDirectory, e o acesso é possível apenas para os usuários que estão cadastrados nesses diretórios externos e que são sincronizados periodicamente com o sistema. Observe também que para configurar a autenticação através do Active Directory ou Novell eDirectory, o sistema deve ter sido instalado para usar a autenticação local padrão.
Para obter mais informações sobre as tarefas de integração LDAP, veja o Capítulo 17: Administração -> Integrações -> Tarefas de integração -> Criação de uma tarefa para integração com um LDAP.
INFORMAÇÃO IMPORTANTE: como esse tipo de alteração envolve mudanças nos arquivos de configuração do sistema, sugere-se que ela seja feita apenas por pessoas com conhecimento técnico avançado e com a colaboração da equipe de suporte.