Esta seção explica como criar, editar, habilitar e desabilitar módulos customizados no sistema.
Dadas as demandas cada vez mais específicas das organizações, é essencial que estas tenham uma ferramenta otimizada para administrar suas funções mais importantes. Muitas soluções oferecidas no mercado apresentam um conjunto de funcionalidades padrão, muitas das quais não são utilizadas por não atenderem as necessidades da empresa. O Módulo Platform permite estender as funções oferecidas pelo sistema através da criação de módulos customizados, que possibilitam a gestão de processos não suportados por padrão.
Módulos customizados são módulos do sistema que podem ser customizados de acordo com as necessidades da sua organização. Diferentemente de módulos padrão, módulos customizados permitem que seções sejam criadas para si, tanto para conter páginas externas, quanto para gerenciar instâncias de objetos customizados previamente criados no sistema.
Seções que apontam para páginas externas podem ser utilizadas para integrar sistemas externos, como a Intranet de sua organização, com o Módulo Platform, permitindo que usuários naveguem facilmente entre estes. Já nas seções de objetos customizados você pode criar, editar e excluir instâncias de um determinado objeto customizado, que deve ter sido previamente criado e publicado na seção Objetos e Atributos do módulo Administração. Essas instâncias também podem ser exportadas para edição off-line e importadas de volta ao sistema.
Uma vez cadastradas, as seções podem ser organizadas em agrupamentos. Observe que cada módulo suporta a criação de até doze itens (seções e agrupamentos) no total, com a possibilidade de habilitar mais itens ao contatar seu gerente de contas. A ordem de exibição desses itens no módulo pode ser configurada através de uma interface simples de drag-and-drop (arrastar e soltar).
Por padrão, podem ser criados até cinco módulos customizados em cada instalação do sistema. Para habilitar a criação de módulos adicionais, entre em contato com seu gerente de contas.
Os módulos criados podem ser habilitados para exibição no menu principal do sistema. Um privilégio é gerado para cada novo módulo na seção Política de Autorização do módulo Administração, para que o acesso a esse módulo possa ser concedido a um ou mais perfis. Esse privilégio é concedido automaticamente ao autor do módulo e a todos os usuários no perfil Administradores Globais, mas deve ser concedido manualmente para outros perfis do sistema. Os usuários que recebem o privilégio terão acesso irrestrito a todas as funcionalidades no módulo. Para detalhes sobre como conceder permissões, veja o Capítulo 17: Administração -> Controle de acesso.
Observe que módulos customizados não podem ser excluídos. No entanto, podem ser editados caso necessário ou desabilitados para que não sejam exibidos no sistema. Tenha em mente que apenas usuários com permissão para gerenciar módulos customizados podem criar e editá-los.
Para detalhes sobre como acessar e utilizar as funcionalidades de um módulo customizado, veja o Capítulo 18: Módulos Customizados.