Um dashboard é um conjunto de elementos visuais que organizam dados para facilitar a análise e interpretação desses dados. Dashboards podem conter gráficos, grades, gráficos de pizza, mapas, imagens, filtros, entre outros elementos de visualização de dados que utilizam os dados de uma ou mais fontes do sistema ou externas.
O Dashboard Designer é um programa de criação e edição de dashboards. Através dele você pode usar toda a sua criatividade e personalizar dashboards organizando o layout dos elementos visuais, incluindo legendas, cores, fórmulas, operações de drill-down, e muito mais.
Os dashboards criados através do Dashboard Designer são exibidos no módulo Data Analytics, onde usuários com as devidas permissões podem configurar o acesso aos dashboards, compartilhá-los com membros da audiência e exportá-los para arquivos em PDF ou imagens.
O Dashboard Designer e o gerenciador de banco de dados SQL devem ser baixados para o seu computador para que você possa começar a criação dos dashboards. Para baixar o programa e criar dashboards, é necessário que você tenha permissão para administrar dashboards. Para mais detalhes sobre como instalar e utilizar as funcionalidades do Dashboard Designer, veja Dashboard Designer – Guia rápido -> Como instalar o Dashboard Designer e o gerenciador de banco de dados SQL.
Os dados de um dashboard podem ser de uma única fonte de dados ou de várias fontes de dados. Observe que dois tipos de fontes de dados podem ser incluídos nos dashboards:
• Consultas do Módulo Risk Manager: quaisquer consultas do sistema às quais você tem acesso, com exceção de consultas REST
• Consultas SQL: consultas SQL cadastradas no módulo Data Analytics e direcionadas a quaisquer bancos de dados do SQL Server, podendo ou não ser o banco de dados do Módulo Risk Manager.
Para mais informações sobre consultas SQL do Data Analytics, veja o Manual do usuário do Módulo Risk Manager -> Capítulo 12: Data Analytics -> Consultas SQL.