Regras de perguntas para todos os tipos de pesquisas

Regras de perguntas devem ser criadas se você quiser controlar quais perguntas devem estar visíveis ou ocultas nas entrevistas. Por padrão, todas as perguntas são visíveis. Se, por exemplo, um entrevistado responder que não existem seguranças no prédio, não faz sentido exibir na próxima pergunta se os seguranças trabalham também nos finais de semana. Essa segunda pergunta pode ser ocultada criando-se uma regra na qual a primeira pergunta irá influenciar a segunda, que será sua dependente. Observe que as regras de perguntas que influenciam a visibilidade de outras perguntas só podem ser criadas para perguntas do tipo Lista de Opções, enquanto qualquer tipo de pergunta pode ser dependente.

Além das regras que controlam a visibilidade das perguntas, também podem ser criadas regras para que quaisquer campos de comentário ou anexo que foram habilitados se tornem campos obrigatórios.

Uma regra tem a seguinte estrutura lógica:

 

Se (condições)

(a condição criada for verdadeira)

Então (ações)

(executa uma ação específica)

 

Dessa forma, se a condição de uma regra criada para uma pergunta for verdadeira, as ações definidas serão executadas.

Tenha em mente que o sistema suporta até 300 regras por pesquisa sem que haja perda de desempenho. Esse número inclui todas as regras – de controles, de objetos ou de perguntas, dependendo da pesquisa – criadas para uma única pesquisa. Portanto, ao criar novas regras de controles, é importante observar se existem outros tipos de regras para que esse número não seja excedido. Se o limite for excedido, o desempenho do sistema será comprometido ao gerenciar as pesquisas no módulo de Conhecimento, mas não será afetado ao responder as entrevistas geradas por essas pesquisas.