O uso das colunas

As colunas ​​de cada uma das consultas exibidas na janela Field List podem ser vinculadas a controles do relatório diretamente a partir dessa janela. Para isso, basta arrastar a coluna para a faixa onde você deseja incluir a informação correspondente, e um controle já vinculado à coluna será criado automaticamente. Da mesma maneira, consultas inteiras podem ser arrastadas para uma faixa, e seus controles serão automaticamente vinculados às colunas da consulta.

 

 

É importante observar que a consulta fornece o contexto para a coluna. Por exemplo, a coluna Name na consulta Project exibirá o nome de um projeto incluído no escopo do relatório. Por outro lado, a coluna Name da consulta RisksGroupedByAsset exibirá o nome de um ativo.

Se todas as colunas de uma única página em um modelo de relatório pertencem à mesma consulta, elas podem ser utilizadas como mostra a figura acima, que usa a própria coluna sem a consulta. Isso ocorre porque é possível definir uma consulta para uma página inteira clicando na seta no canto superior esquerdo da janela de edição (ver figura abaixo). 

 

 

Nesse caso, o contexto para todas as colunas utilizadas na página é fornecido pela consulta RisksGroupedByAsset, definida para a página inteira na janela exibida (ver figura abaixo).

 

 

Às vezes, colunas de consultas diferentes precisam ser utilizadas na mesma página. Nesse caso, a coluna deve ser concatenada à consulta para que o contexto seja fornecido. Voltando ao exemplo acima, a coluna na página teria que ser "RisksGroupedByAsset.Name" se colunas de mais de uma consulta estivessem sendo utilizadas na mesma página. Isso permitiria que a coluna "Project.Name" fosse utilizada na mesma página, ainda que os nomes das colunas fossem iguais. Veja a figura abaixo para um exemplo de como colunas de diferentes consultas podem ser utilizadas na mesma página.

 

 

Observe que modelos de relatórios genéricos possuem apenas uma fonte de dados pré-configurada –que exibe informações do relatório em si– e pode usar consultas do sistema e consultas SQL customizadas como fontes de dados. As consultas devem ser incluídas no modelo de relatório antes deste ser exportado para edição.