Criar ocorrências de vulnerabilidade

Cria uma ou mais ocorrências de vulnerabilidades no módulo de Riscos. Ocorrências de vulnerabilidades são associações entre ativos e vulnerabilidades. Antes de criar uma ocorrência de vulnerabilidade é necessário que o seu ativo já esteja cadastrado no módulo Organização e que a vulnerabilidade esteja cadastrada no catálogo de vulnerabilidades do módulo de Conhecimento. Esta funcionalidade suporta a criação de até 1.000 ocorrências de vulnerabilidades no total em uma única chamada, podendo ser distribuídas para uma única ou múltiplas vulnerabilidades, contanto que o número total de ocorrências não ultrapasse 1.000 por chamada.

 

URL

{RMUrl}/api/risk/collectjobs

 

MÉTODO DE SOLICITAÇÃO

POST

 

PARÂMETROS DA URL

Essa funcionalidade não possui parâmetros.

 

CONTEÚDO DO FORMULÁRIO

Source (obrigatório): fonte da vulnerabilidade para a qual serão criadas uma ou mais ocorrências. A fonte representa o nome do scanner que detectou as vulnerabilidades em ativos. Observe que a fonte deve ser a mesma para todas as vulnerabilidades das ocorrências que serão criadas em uma única chamada. O limite é de 100 caracteres.

VulnerabilityID (obrigatório): identificador único da vulnerabilidade para a qual serão criadas uma ou mais ocorrências. Este campo aceita apenas os identificadores de vulnerabilidades já cadastradas no catálogo de vulnerabilidades do módulo de Conhecimento.

NetbiosName (opcional): nome NetBIOS do ativo que será mapeado com a vulnerabilidade identificada por um scanner de vulnerabilidades.

IPAddress (opcional): endereço IP do ativo que será mapeado com a vulnerabilidade identificada por um scanner de vulnerabilidades.

DNSName (opcional): nome DNS do ativo que será mapeado com a vulnerabilidade identificada por um scanner de vulnerabilidades.

MacAddress (opcional): endereço MAC do ativo que será mapeado com a vulnerabilidade identificada por um scanner de vulnerabilidades.

Protocol (opcional): protocolo da rede onde se encontra o ativo no qual a vulnerabilidade foi identificada. Exemplo: TCP.

Port (opcional):  porta TCP ou UDP onde a ocorrência de vulnerabilidade foi identificada. Este campo aceita números entre 0 e 65535.

Evidences (opcional): evidência para a vulnerabilidade identificada. Este campo aceita texto livre.

 

Nota: pelo menos um dos campos "NetbiosName", "DNSName" ou "IPAddress" deve ser preenchido para cada ocorrência de vulnerabilidade identificada.

 

EXEMPLO DO CONTEÚDO DO FORMULÁRIO

{

     "Source": "Wireshark",

     "Name": "Job01",

     "CollectID": "Job01.1",

     "CollectedOn": "2019-09-09",

     "Occurrences": [

      {

            "VulnerabilityID": "VULN.01",

            "NetBiosName": "SERVER1",

            "DnsName": "www.example.com",

            "IpAddress": "172.16.2.141",

            "MacAddress": "00:0a:95:9d:68:16",

            "Protocol": "HTTP",

            "Port": 80,

            "Evidences": "Version source : SSH-2.0-OpenSSH_5.3

Installed version : 5.3

Fixed version : 6.6"

      },

      {

            "VulnerabilityID": "VULN.02",

            "IpAddress": "172.16.2.200",

            "MacAddress": "00:0d:83:b1:c0:8e",

            "Evidences": "Source : Server: squid/3.1.23

Installed version : 3.1.23

End of support date : 2015/01/17

Announcement : http://www.nessus.org/u?b3f1e161

Supported versions : 3.5.x"

      }]

}

 

RESPOSTA DE SUCESSO

HTTP status code 201: Created e retorna o Id da ocorrência vulnerabilidade criada.