O acesso dos usuários nos diversos módulos e soluções do sistema pode ser controlado através de privilégios do tipo Acessar o Módulo XYZ, onde XYZ é um módulo qualquer, por exemplo, Riscos. Por padrão, essa permissão é concedida nesses privilégios para determinados perfis, por exemplo, o perfil "Usuários do Módulo Organização" recebe permissão no privilégio "Acessar o Módulo Organização". Logo, qualquer pessoa ou grupo de pessoa da organização que esteja incluída no perfil de Usuários do Módulo Organização poderá acessá-lo.
Como não é possível conceder permissões de acesso aos módulos e soluções do sistema diretamente através de papéis, todo usuário alocado em um papel no módulo XYZ qualquer do sistema precisa também ser incluído em um perfil que tenha permissão no privilégio de acessar esse módulo XYZ para que possa entrar nesse módulo e realizar suas funções. Por exemplo, se João é alocado como líder de um projeto de riscos, João precisa ser incluído em algum perfil que tenha permissão no privilégio Acessar o Módulo de Riscos ou não terá acesso ao módulo e não poderá exercer as funções associadas ao papel.
Vale ressaltar que se a permissão ao privilégio de Acessar o Módulo XYZ qualquer for revogada ou se um usuário for retirado do perfil que contém permissão para esse privilégio, os usuários não terão mais acesso ao módulo e, como consequência, não poderão mais acessar as suas funcionalidades, mesmo que tenham permissões explícitas em outros privilégios desse módulo. O privilégio de acessar um módulo precede os demais privilégios granulares. Isto significa que retirar um usuário do perfil Usuários do Módulo XYZ garante uma maneira fácil e rápida de bloquear o acesso do usuário ao módulo, se necessário. Observe que, no entanto, o usuário pode continuar herdando o privilégio de acessar o módulo caso faça parte de outros perfis que tenham permissão de acesso a esse módulo, dado que a herança de permissões é cumulativa.
Generalizando, o privilégio Acessar o Módulo XYZ permite que a página inicial do módulo seja visualizada e que suas funcionalidades possam ser acessadas enquanto não for necessária a permissão explícita para elas. O acesso às funcionalidades do módulo será permitido apenas se o usuário tiver permissão explícita para isso.