Esta seção fornece orientações sobre como enviar riscos corporativos para tratamento no módulo Workflow, onde eles podem ser monitorados e consultados. Eventos podem ser criados sob o tipo Evento de Risco Corporativo, que é fornecido pela Módulo, ou sob tipos de evento customizados criados na seção Tipos de Objeto do módulo Administração. No entanto, apenas os tipos de evento customizados em que a associação com riscos corporativos esteja habilitada estarão disponíveis. Observe que, para acessar um evento associado, você deve ter acesso ao módulo Workflow e ter as devidas permissões.
1. Acesse a solução ERM.
2. Na seção Catálogo de Riscos, selecione Gerenciar Riscos Corporativos.
3. Na seção Gerenciar Riscos Corporativos, selecione o risco corporativo que deseja associar a um evento, clique em Editar, e em seguida em Criar Evento. Selecione um tipo de evento da lista suspensa (veja abaixo). Observe que só será possível visualizar eventos que foram previamente habilitados para associação com riscos corporativos na seção Tipos de Objeto do módulo de Administração.
O sistema exibe uma janela, na qual é possível definir as propriedades do evento a ser criado (veja abaixo).
4. No campo Título, digite um título para o evento, utilizando até 2.500 caracteres. Por padrão, esse campo é preenchido com o título do risco corporativo associado. Observe que o sistema não impede que eventos sejam cadastrados com o mesmo título.
5. No campo Descrição, digite as informações de descrição do evento, utilizando no máximo 5.500 caracteres. Por padrão, esse campo é completado com a descrição do risco corporativo original.
6. No campo Urgência, defina a urgência (U) de tratamento do evento. A urgência é medida em uma escala de cinco níveis: 1 – Muito baixa, 2 – Baixa, 3 – Média, 4 – Alta e 5 – Muito alta.
7. No campo Severidade, defina a severidade (S) do evento, ou seja, o impacto sofrido pela organização caso este não seja tratado. A severidade é medida em uma escala de cinco níveis: 1 – Muito baixa, 2 – Baixa, 3 – Média, 4 – Alta e 5 – Muito alta.
8. No campo Relevância, defina a relevância (R) do evento. A relevância é medida em uma escala de cinco níveis: 1 – Muito baixa, 2 – Baixa, 3 – Média, 4 – Alta e 5 – Muito alta.
9. No campo Responsável da seção Pessoas Relacionadas, selecione a pessoa ou grupo de pessoas que será alocado como responsável pelo evento. Esse papel recebe a permissão para criar eventos filho, visualizar eventos, associar e desassociar eventos e editar as propriedades gerais de um evento, bem como atualizar, fechar ou cancelar eventos nos quais foram alocados. Por padrão, o responsável pelo risco corporativo é alocado pelo sistema. Observe que a pessoa ou grupo também deve ser incluído no perfil Usuário do Módulo Workflow para obter acesso ao módulo.
10. No campo Coordenador, selecione a pessoa ou grupo de pessoas que serão alocados como o coordenador do evento. Esse papel recebe permissão para criar eventos filho, visualizar eventos, associar e desassociar eventos e editar as propriedades dos eventos, bem como atualizar, fechar ou cancelar eventos nos quais foram alocados como coordenador. Por padrão, o autor do risco corporativo é alocado pelo sistema. Observe que essa pessoa ou grupo também deve ser incluído no perfil Usuário do Módulo Workflow para obter acesso ao módulo.
11. No campo Envolvidos, é possível incluir pessoas ou grupos como envolvidos no evento ao clicar em Adicionar Envolvidos. Para removê-los, clique em Remover ao lado de cada um. Por padrão, pessoas ou grupos alocados nesse papel recebem permissão para visualizar e atualizar eventos nos quais foram listados como envolvidos. Observe que a pessoa ou grupo deve ser incluído no perfil Usuário do Módulo Workflow para obter acesso ao módulo.
12. Ao terminar, clique em Tratar. Se desejar sair da operação, clique em Cancelar.
O sistema exibe uma mensagem de sucesso e cria o evento no módulo Workflow.