Capítulo 9: Dashboard

O objetivo deste capítulo é orientá-lo sobre a criação, edição e visualização de gráficos e dashboards no módulo Dashboard.

Dado o perfil do mundo corporativo, as decisões estratégicas devem ser diretas e proativas. Uma maneira de auxiliar aqueles que devem tomar essas decisões é gerar indicadores que facilitem a análise dos resultados obtidos nos processos da organização e mostrá-los em gráficos. Outro aspecto importante é possibilitar que a consulta desses indicadores seja feita em níveis diferenciados de detalhamento, ou seja, com maior ou menor grau de consolidação.

Nesse sentido, o módulo Dashboard oferece um eficaz suporte para a governança organizacional, pois permite a visualização gráfica dos diversos indicadores gerados através dos processos de GRC gerenciados pelo sistema. Esses indicadores representam métricas do sistema, sempre expressos em valores numéricos, e se consolidam na medida em que são gerados os dados de projetos de riscos e de compliance e também de eventos do módulo Workflow.

Neste capítulo você vai aprender a criar e a editar gráficos para diversos indicadores padrão de riscos, de vulnerabilidades, de compliance e de eventos, bem como a criar gráficos customizados através da seleção de uma fonte de dados e da especificação desses dados através de uma consulta. Uma audiência pode ser definida para cada gráfico para que seus membros possam visualizar (com as mesmas permissões do autor) e editar o gráfico através deste módulo se tiverem permissão para acessá-lo.

Aqui também serão dadas informações sobre como elaborar dashboards customizados utilizando esses gráficos. Semelhantemente aos gráficos, pessoas e grupos de pessoas podem ser incluídos na audiência de um dashboard e poderão visualizá-lo, com as mesmas permissões de seu autor, através da seção Dashboards do módulo Meu Espaço e também no módulo Dashboard, se tiverem permissão nesse módulo. Você aprenderá também a aplicar filtros e a executar operações de drill-down nos gráficos 2D (quando suportadas), para visualizar os dados em diferentes níveis de detalhamento (consolidação) a partir de um conjunto de dimensões.

É importante observar que para que existam dados para exibição nesse módulo, você deve criar primeiramente uma tarefa de integração com o módulo Dashboard (veja o Capítulo 17: Administração -> Integrações -> Tarefas de integração -> Criação de uma tarefa de integração com o módulo Dashboard). Isso porque o módulo Dashboard utiliza uma base de dados independente, que deve ser integrada à base de dados principal do sistema e atualizada rotineiramente. Dessa forma, a informação mais atualizada referente a esses gráficos será exibida.

O sistema exibe uma notificação informando se o módulo Dashboard foi integrado ou não e, se ele tiver sido integrado, o sistema exibe também a data e o horário de sua última atualização (veja abaixo). Se um projeto ou um evento for criado depois da data de sua última atualização, então você saberá que a tarefa de integração deverá ser executada para que seja gerado um gráfico que contenha as informações atualizadas.