O objetivo deste capítulo é orientá-lo sobre a gestão de riscos em ativos no módulo de Riscos.
A gestão de riscos é um processo que visa, de forma geral, minimizar, monitorar e controlar a probabilidade e o impacto de eventos indesejáveis ou maximizar oportunidades, em outras palavras, os riscos de que algo aconteça, negativa ou positivamente. As fontes de riscos são variadas, e englobam desde a incerteza em mercados financeiros, falhas em projetos de design, responsabilidades legais, eventos relacionados à credibilidade, acidentes e desastres naturais, até ataques deliberados que visam causar perdas de qualquer natureza. O módulo de Riscos fornece aos gestores uma maneira eficiente de implementar esse processo nas organizações. Ele é totalmente integrado com os módulos Organização, Conhecimento, Dashboard, Workflow e Administração:
• O módulo de Riscos analisa ativos e componentes de ativo cadastrados no módulo Organização. As métricas consolidadas resultantes de projetos de riscos podem ser visualizadas posteriormente no módulo Organização.
• O módulo de Conhecimento é onde knowledge bases e pesquisas, que são usados em projetos de riscos, são preparados e armazenados.
• As métricas resultantes de análises do módulo de Riscos estão disponíveis através de gráficos criados no módulo Dashboard.
• Os eventos criados para tratar riscos identificados através de projetos são gerenciados através do módulo Workflow. As estatísticas dos projetos são atualizadas conforme esses eventos são atualizados e fechados.
• As configurações para projetos de riscos são gerenciadas através do módulo Administração, e incluem:
o O cadastro de servidores de coleta usados em coletas automáticas.
o O cadastro de credenciais usadas para acessar ativos que serão analisados através de coletas automáticas.
o As configurações para o aplicativo que pode ser usado para responder questionários através de dispositivos móveis.
o A customização da escala usada para métricas de risco, incluindo os diferentes níveis para cada métrica e as cores e descrições de cada nível.
o A customização de modelos de mensagem usados para enviar notificações por e-mail relacionadas a projetos de riscos.
o A customização de configurações do projeto – como, por exemplo, se as entrevistas serão enviadas manualmente ou automaticamente a revisores, as justificativas disponíveis ao aceitar riscos, e mais.
o A customização das configurações padrão do controle de acesso, que determinam a que privilégios do sistema os líderes de projeto e analistas terão acesso.
Este módulo e a sua documentação estão divididos em quatro seções:
• Projetos de Riscos em Ativos: onde você pode gerenciar os projetos onde os níveis de risco da organização são analisados.
• Consultas de Riscos: onde você pode consultar os indicadores de riscos resultantes dos projetos.
• Vulnerabilidades: onde você pode mapear as vulnerabilidades do catálogo para os ativos tecnológicos da organização, que podem ser então analisados em projetos de riscos.
• Relatórios de Riscos: onde você pode gerar e customizar os relatórios de análise de riscos.