Esta seção explica como fazer algumas customizações no sistema por meio de arquivos JSON. Aqui você pode:
• Definir quais tipos de eventos podem ser associados como filhos de um determinado tipo de evento do módulo Workflow;
• Definir quais tipos de eventos podem ser associados como eventos relacionados;
• Editar os nomes das propriedades, atributos customizados e abas de eventos;
• Criar novas abas em ativos e projetos de riscos;
• Editar os nomes das colunas da Tabela de Impactos da aba Dados de BIA de componentes de negócio.
Por padrão, o sistema permite que todos os tipos customizados de eventos possam ser associados entre si como eventos filhos. No entanto, em alguns casos, pode ser necessário determinar que um tipo de evento só pode ter eventos filhos de tipos específicos, como por exemplo definir que eventos do tipo "Processos do RH" só podem ter como filhos eventos de tipos relacionados a essa atividade, como "Contratação" e "Treinamento", sem permitir que eventos de outros tipos sejam associados. Essa especificação de quais tipos de eventos podem ser associados como eventos filhos é feita por meio de um arquivo JSON. Para isso, basta inserir na aba Tipos de Eventos Filhos Permitidos o arquivo JSON que define esse relacionamento entre tipos de eventos.
Na aba Campos de Eventos você pode inserir um arquivo JSON para alterar os nomes das propriedades de eventos, que são os campos exibidos por padrão na aba Propriedades de eventos no módulo Workflow. As propriedades que podem ser alteradas incluem os campos Título, Descrição, Urgência, Relevância, Severidade, Responsável, Prazo, entre outros. Aqui também podem ser editados os nomes de atributos customizados criados no módulo Administração. Isso é particularmente útil em atributos aplicados a vários tipos de eventos, pois o arquivo JSON altera apenas o nome dos atributos nos tipos de eventos que foram especificados, sem modificar o nome desses atributos em outros tipos de eventos não incluídos no JSON. Para alterar os nomes de propriedades, é necessário incluir no arquivo JSON o nome do tipo de evento, o nome da propriedade e o novo nome que será exibido. Já em atributos customizados, devem ser fornecidos o tipo de evento, o nome de variável do atributo e o novo nome. Tenha em mente que os novos nomes serão exibidos na aba Propriedades dos eventos e em abas customizadas que exibirem esses campos, ou seja, em abas editadas por layouts de eventos, porém consultas exibirão os campos com os nomes originais.
Na aba Colunas da Tabela de Impactos, você pode editar os nomes das colunas da tabela presente na aba Dados de BIA dos componentes de negócio no módulo Organização. Para isso, basta especificar as variáveis das colunas que deseja modificar e atribuir os novos nomes. É importante ressaltar que essa opção estará disponível apenas se o módulo de Continuidade estiver instalado.